sábado, 23 de março de 2013

Filosofia Feng Shui

Entenda a filosofia do Feng Shui e o significado das cores
Por Verônica Lima / Fonte: Zap Imóveis


Cores tem o poder de melhorar a qualidade de vida dos moradores (Foto: Divulgação)

Algumas técnicas podem deixar a casa mais harmônica e melhorar a qualidade de vida do morador. A mais milenar delas é o Feng Shui. Uma filosofia chinesa que recomenda o emprego de tonalidades especifica para cada ambiente com o objetivo de transmitir bons fluidos. A arquiteta Helen Spalter, consultora há 20 anos do Feng Shui em São Paulo, em parceria com a Universo Tintas explica como abusar melhor das cores dentro de casas e escritórios.

O ideal é empregar as tonalidades na pintura de uma parede, que pode ser renovada com facilidade. Para ajudar as indústrias de tintas oferecem cada vez mais produtos e novidades, tornando extremamente atraente o emprego das cores nos espaços internos.
 
Tabela de Cores 
 
Segundo Helen, um ambiente tranquilo demais ganha vida com o uso da cor, desde que seja a certa. “O vermelho, cor da paixão e fonte de energias positivas, deve ser usado com cuidado, porque pode estimular também a agressividade”, conta a consultora.

No caso de cores mais intensas o ideal é usá-las em detalhes, como almofadas e objetos decorativos ou ainda numa única parede. “Os casais apaixonados podem abusar do cor-de-rosa em uma única parede ou poltrona para compor a decoração do quarto, porque é a cor que favorece os romances e diminui a agressividade”.

As plantas também, de acordo com a Helen Spalter, podem contribuir com a harmonia do ambiente. “A espada de São Jorge corta tudo, até o que não deve, Por isso, não tenha em casa! Prefira para proteção, margaridas; a Bromélia é indica para aqueles que querem alcançar a fartura financeira e o Lírio da Paz para ter harmonia.”


Ao escolher uma cor escura para uma ou mais paredes, deve-se ter o cuidado de não comprometer o resultado final da decoração, uma vez que a dimensão e a luminosidade do  ambiente, somadas aos revestimentos ali existentes deverão ser considerados, para que a cor a ser selecionada venha atender ao objetivo desejado e possa valorizar o espaço em questão, explica a arquiteta.

A organização é muito importante para o sucesso do Feng Shui, pois o acúmulo de objetos bloqueia a circulação de energia que precisa de cantos vazios e espaços arejados nos ambientes para circular com leveza.

Portanto, fica a dica: livre-se dos excessos com sabedoria, como aqueles objetos não utilizados, coisas quebradas; presentes indesejados; cartas, fotos, convites de festas, cartões de natal e aniversário; roupas, sapatos,  bolsas, acessórios que você não usa; revistas, jornais, cadernos, apostilas; remédios, maquiagem, alimentos e temperos vencidos.

Anime-se, organize-se e sinta a magia dos efeitos do Feng Shui em sua casa e em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário